Quatro escolas da rede municipal de Itatiba recebem o Selo Escola Solidária do MEC
quarta-feira, 7 de dezembro de 2011A educação de Encontra Itatiba é referência no tema inclusão social e desenvolvimento de projetos comunitários que tornam o entorno das unidades escolares ainda melhor. Prova disso é o agraciamento de quatro escolas da rede municipal de ensino com o Selo Escola Solidária, oferecido pelo Instituto Faça Parte, em parceria com o MEC (Ministério da Educação) e com outras entidades como Unesco e Unicef.
Entre as escolas premiadas estão: Emeb ‘Anna Abreu’, no bairro do Engenho, Emeb ‘Profº. Agenor Vedovello’, no Centenário, Emeb ‘Profª. Nazareth de Siqueira Rangel Barbosa’, do NR ‘Porto Seguro’, e a Emei ‘Andorinha’, no Centro.
As escolas foram reconhecidas com o Selo por desenvolverem bons projetos voluntariados e educativos com seus alunos, estimulando a participação dos estudantes na resolução de problemas da própria comunidade.
A Emeb ‘Anna Abreu’ foi escolhida pelo projeto ‘A Magia da Leitura’ que conta com a participação de 300 alunos da educação infantil e de alguns anos do ensino fundamental. Do projeto, participaram, além dos alunos, a equipe gestora, os pais e os funcionários da escola.
O Selo Escola Solidária foi indicado à Emeb ‘Agenor Vedovello’ por conta do Grêmio Estudantil e do trabalho voluntariado realizado pelos alunos, com campanhas, doações e comemorações ligadas à cidadania. Além dos alunos envolvidos, a escola contou com a colaboração da comunidade.
Na educação infantil, a Emei ‘Andorinha’ foi agraciada com o Selo por conta de projeto Escola Voluntária, envolvida com a formação pessoal e social dos alunos, incentivando o consumo consciente e sustentabilidade.
Já na Emeb ‘Nazareth’, o motivo da escolha foi a Fanfarra Marcial Municipal, a Fanasa, que tem a música como item transformador da realidade escolar e social na comunidade. “Como forma de reconhecimento, nossa escola será divulgada permanentemente no site do Instituto Faça Parte (www.seloescolasolidaria.org.br), seremos indicados para mídias parceiras e recebemos o Certificado nominal como reconhecimento do nosso esforço pelo bem do próximo e da comunidade a que pertencemos. Isso tudo é motivo de muita alegria para toda a comunidade escolar”, afirmou Marco Camargo, diretor da Emeb ‘Nazareth de Siqueira Rangel Barbosa’.
“O Instituto Faça Parte divulgará os vídeos, links e fotos dos projetos escolares das escolas para que todos possam conhecer um pouco dos trabalhos desenvolvidos nas escolas de Itatiba”, afirmou a Secretária de Educação, Profª. Fatima Polesi Lukjanenko.
Para o Prefeito João Fattori, o selo é o reconhecimento do comprometimento que as equipes gestoras de cada escola de Itatiba têm não apenas com o aprendizado dos alunos, mas também com a cidadania. “Parabéns a todos os envolvidos nesses projetos destacados pelo MEC e que sirvam de exemplo e incentivo para todos os envolvidos no processo educacional da cidade”, completou.
Selo Escola Solidária
A eleição acontece a cada dois anos desde 2003 e até agora cerca de 20 mil escolas brasileiras foram reconhecidas. O Selo Escola Solidária é uma realização do Instituto Faça Parte em parceria com MEC (Ministério da Educação), Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), Unesco, OEI e Unicef.
Os objetivos do Selo são reconhecer e fortalecer a escola como núcleo de cidadania em sua própria comunidade, propiciar a troca de experiências e articulações entre Escolas Solidárias, divulgar as ações e os projetos de voluntariado educativo desenvolvido pelas Escolas Solidárias, incentivar a prática do voluntariado educativo e manter a rede de Escolas Solidárias.
Fonte: AtibaiaNews
Mais notícias sobre Itatiba:
- Fundo Social de Itatiba abre inscrições para cursos gratuitos
- Beneficiários do Bolsa Família de Itatiba já podem fazer pré-matrícula para cursos profissionalizantes
- Alunos de Itatiba ganham prêmio nacional de mobilidade humana
- Saúde também é destaque na Semana do Bebê em Itatiba
- Itatiba reúne professores e gestores para incentivar a formação de Ecogrupos