Itatiba: Peça teatral retrata a importância da rede coletora de esgotos
quarta-feira, 2 de maio de 2012Com o tema “Todo mundo aprende”, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) em parceria com a Casa de Cultura de Itatiba e com a Prefeitura de Itatiba, dará inicio no dia 03 de maio as apresentações teatrais para as crianças do 1º ao 5º ano da rede municipal de ensino, no auditório do Teatro Ralino Zambotto.
A peça faz parte do Projeto Gaia – ‘Mãe Terra’ na mitologia grega – e prevê conscientizar as mais de 6 mil crianças sobre o uso correto da rede coletora de esgoto e dos males que causam o despejo inadequado do lixo, por meio da história de um casal de avós que se mudou para a cidade e se deparou com uma realidade e comodidade diferentes das que vivia no campo, principalmente no que se refere ao saneamento.
Os personagens tinham o costume de jogar as cascas de alimentos no quintal do sítio para virar adubo e, na cidade, continuaram com a mania, mas desta vez, começaram a lançar os restos no vaso sanitário. Esta prática, embora seja contada de forma fictícia e lúdica, ainda é muito comum nos dias de hoje, o que causa muitos problemas na rede coletora de esgotos, como o refluxo provocado pelo entupimento da tubulação. Obstruído, o esgoto não tem passagem e acaba retornando às casas.
A rede de esgotos não é dimensionada para receber objetos de nenhuma espécie, nem ao menos um pedaço de papel. O mau uso da rede de esgotos pode provocar sérios danos à saúde, entre outros problemas. Mensalmente, chega junto com o esgoto, na Estação de Tratamento de Itatiba, uma média de 3 mil quilos de lixo, que atrapalha todo o processo de tratamento. A coleta e o tratamento dos resíduos produzidos são importantes não somente para a preservação do meio ambiente, mas também para o desenvolvimento da cidade e para a saúde da população.
As apresentações, que se estenderão até o mês de junho, auxiliarão as crianças a entenderem melhor o funcionamento e a importância do esgotamento sanitário. Pela primeira vez o tema é abordado com os pequenos e a intenção é que eles sejam multiplicadores do conceito de que o vaso sanitário não pode ser usado como lata de lixo.
Pré estreia para a imprensa e convidados:
No dia 02 de maio, às 20 horas, a peça “Todo mundo aprende” será apresentada para a imprensa e convidados no auditório do Teatro Ralino Zambotto.
Serviço:
O que: Apresentação peça teatral “Todo mundo aprende”
Quando: 03/05
Onde: Auditório do Teatro Ralino Zambotto
Endereço: Rua Romeu Augusto Rela, 1.100, Jardim Engenho, Itatiba
Hora: às 8 horas e às 13h30
Fonte: AtibaiaNews
Mais notícias sobre Itatiba:
- Itatiba recebe espetáculo "Alguém Acaba de Morrer Lá Fora"
- AEPTI realiza a ' 1ª Mostra Feminina de Artes em Itatiba'
- Banda Sinfônica do Estado celebra os 155 anos do município de Itatiba
- 10º Festa do Caqui & Cia. já movimenta o turismo em Itatiba
- Itatiba abre inscrições para o 3° Congresso de Educação