Advogados e contadores são presos em Itatiba e Bragança Paulista
sexta-feira, 7 de dezembro de 2012A Operação El Cid 2, desencadeada pela Polícia Federal de Campinas, prendeu advogados, contadores e empresários, em Itatiba e Bragança Paulista, suspeitos de integrarem uma organização criminosa que intermediava, de forma irregular, benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
As investigações da Assessoria de Pesquisa Estratégica e Gerenciamento de Riscos, na cidade de Campinas, começaram em 2010 e apontaram que as fraudes ocorriam desde 2003, causando prejuízo de cerca de R$ 4,7 milhões aos cofres públicos.
Os intermediadores usavam uma senha para incluir nos sistemas da Previdência Social dados falsos com empresas desativadas, gerando vínculos empregatícios que tinham por objetivo a percepção imediata ou futura de benefícios previdenciários, tanto na via administrativa quanto na judicial, induzindo ao erro os servidores do INSS e do Poder Judiciário. Os suspeitos usavam documentos de pessoas mortas para ativar benefícios ilegais, principalmente de pensão por morte.
De acordo com o gerente executivo do INSS, Eudis Urbano dos Santos, 44 pessoas recebiam os recursos ilegais, frutos das ações criminosas. Cada uma delas ganhava dois benefícios. Todos serão analisados e os vencimentos podem ser reduzidos ou cancelados, caso seja comprovada a irregularidade. Nem todos os beneficiários sabiam da fraude, acredita a polícia. Dos nove detidos, dois são advogados e os demais são contadores, empresários e pessoas que tiveram seus nomes usados no esquema, conhecidos popularmente como “laranjas”.
Nas residências dos suspeitos foram apreendidos dispositivos de armazenamento de dados de computadores, carteiras de trabalho, carimbos de 17 empresas e duas armas de fogo. Os nomes dos presos não foram divulgados pois eles ainda estão sendo investigados. Os suspeitos vão responder por estelionato qualificado, fraude processual, formação de quadrilha ou bando, falsidadade ideológica e uso de documentos falsos.
Fonte: Rede Bom Dia
Mais notícias sobre Itatiba:
- Ponto a Ponto em Itatiba garante economia média de R$ 44,30 por usuário
- Itatiba oferece 300 cursos de capacitação de graça
- 2013: Iniciados cursos na Etec de Itatiba
- Beneficiários do Bolsa Família de Itatiba já podem fazer pré-matrícula para cursos profissionalizantes
- Prefeitura de Itatiba oferece diversas opções de cursos gratuitos no Cecap