Itatiba é sede de programa tecnológico
quinta-feira, 10 de maio de 2012Itatiba recebe nesta quarta-feira o lançamento do programa Caia na Rede, iniciativa social que pretende tirar do analfabetismo digital cerca de 360 mil pessoas em cinco anos. A aula inaugural será às 9h30 no centro comunitário do bairro Tapera Grande, na zona rural da cidade. O evento contará com a presença dos primeiros alunos do curso, todos idosos ou donas de casa. Não há restrição de idade ou escolaridade para efetuar a matrícula.
Amanhã serão inauguradas mais duas salas, uma no bairro João Corradini e outra no Fundo Social de Solidariedade. No total, o projeto terá 150 salas reformadas e equipadas com computadores ao longo deste período, com investimento estimado em R$ 3,6 milhões, segundo a organização.
Desde 2005 o Caia na Rede promove a inclusão digital. Hoje se somam turmas em nove estados brasileiros, além de salas em Portugal, Moçambique e Venezuela. No começo, a ação foi criada para os funcionários da Odebrecht e adolescentes entre 12 e 16 das comunidades onde a empresa realizava obras. Os primeiros resultados alcançados foram a alfabetização digital de 1,9 mil funcionários e 96 alunos da chamada Escola da Comunidade.
Segundo o site do Caia na Rede, em abril de 2010 o projeto passou por uma reformulação, como a criação de um portal para alunos acessarem conteúdos específicos de estudo, postagem de currículos e pesquisa de vagas disponíveis em obras do grupo. O incentivo ao uso de e-mails, busca de informações e a serviços públicos online fazem parte do objetivo de inclusão do Caia na Rede.
A metodologia do programa em outras cidades prevê que o curso de alfabetização digital deva ser ministrado durante o dia para a comunidade, ao longo de um mês e meio, num total de 12 horas. Para os trabalhadores do grupo, as aulas são realizadas a noite, e seguem a mesma programação. Segundo as diretrizes do Caia na Rede, ao final da obra a estrutura utilizada em aulas é doada para a comunidade local.
Expansão
Criado pelo grupo Odebrecht em 2005, o Caia na Rede será viabilizado em mais 16 cidades – a maioria na Região Metropolitana guia de Campinas – que fazem parte do chamado Corredor Dom Pedro, que tem como principal ligação a rodovia Dom Pedro I. A iniciativa é viabilizada também pela Rota das Bandeiras, concessionária que administra o Corredor Dom Pedro e integra o grupo Odebrecht, e pela Prefeitura de Itatiba. As inaugurações em outros municípios seguirão cronograma elaborado pelos idealizadores, segundo informa a Rota das Bandeiras via assessoria de imprensa.
Fonte: Rede Bom Dia
Mais notícias sobre Itatiba:
- Centro de Capacitação do San Francisco oferece curso de Artesanato em Itatiba
- Prefeitura de Itatiba e Sindicato Rural iniciam cursos
- Matrículas para ensino médio técnico em Itatiba seguem até 3 de agosto
- Itatiba: FSS oferece cursos com a Rosa Perrone
- Curso de governanta gratuito está com inscrições abertas em Itatiba